Notícias
CNA define medidas para amenizar efeitos do clima
Para apoiar os produtores de grãos impactados pelas questões climáticas na safra 2023/24 e estimular a produção da "safrinha", a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) definiu, um conjunto de medidas emergenciais.
As propostas incluem:
prorrogação de prazos de reembolso de financiamentos de custeio
investimento com as mesmas condições
encargos financeiros contratados inicialmente,
atualização dos preços mínimos do milho e do trigo nesta temporada,
regulamentação do Fundo de Catástrofe e
modernização do seguro rural.
"Temos várias áreas críticas com a instabilidade climática, com quebras de safras regionalizadas, afetando e prejudicando os produtores rurais. Precisamos com urgência dessas medidas emergenciais", disse, em nota, Ricardo Arioli, presidente da Comissão Nacional de Grãos, Fibras e Oleaginosas da CNA.
As medidas serão apresentadas ao Ministério da Agricultura e demais representantes do setor na próxima reunião da Câmara Setorial da Soja, agendada para 30 de janeiro.
O Ministério da Agricultura defende a prorrogação das parcelas de investimentos com vencimentos em 2024. No caso dos custeios, a ideia é criar uma linha de capital de giro em dólar para atender revendas de insumos. A atualização de preços mínimos durante a temporada, depois que a safra já foi plantada, seria algo inédito. Na reunião conjunta das câmaras setoriais da soja e do milho neste mês, a equipe técnica da Pasta afirmou que essas alterações nunca foram feitas e indicaram dificuldades de realizá-las.
A exportação de Carne está em alta
Noticia boa para quem está no ramo da pecuária, as exportações de carne bovina vêm apresentando resultado positivo – no volume e na receita – em relação a janeiro de 2023. Segundo estatisticas, pela média diária, o volume embarcado registra aumento de mais de 20%, enquanto a receita cambial gerada vem sendo 12,37% maior.
Esses resultados poderiam ser ainda melhores não fosse o fato de o preço do produto permanecer negativo, com recuo de 6,88% sobre janeiro de 2023. Mesmo assim, é um recuo bem menor que os enfrentados pelas carnes de frango e suína.
Os maiores recuos são os da carne de frango, queda (pela média diária) de 5,66% no volume embarcado, desempenho que combinado a uma redução de 18,22% no preço médio redunda em uma retração de, praticamente, 23% na receita cambial.
Já a carne suína registra, por ora, redução de 1,78% no volume embarcado. E isto, frente a uma queda de 11,52% no preço médio, se traduz em uma redução de 13,10% na receita cambial.
E concerteza este é um ótimo cenario para investir em fazendas para pecuária e em gado de qualidade. Aqui no BALCÃO DAS FAZENDAS somos especialistas na comercialização de FAZENDAS, GADO/BEZERRO.
Nossos corretores são os melhores da região, e está sempre em busca das melhores opções do mercado para melhor atender a você nosso cliente.
Entre em contato com nossos corretores que estarão a disposição para lhe atender e te guiar nesta escolha importante.
Contato: (77)98811 8945 WhatsApp (77)981093422
Nosso escritório é o BALCÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIARIOS fica na Rua J.J. Seabra, n°161 – Centro Itapetinga - Bahia.
CNU: "Enem dos Concursos" já tem mais de 500 mil inscrições
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicoou por meio de suas mídias sociais que em menos de uma semana, o Concurso Nacional Unificado já registrou mais de 500 mil inscrições para as mais de 6 mil oportunidades oferecidas.
Na última parcial, informada no último sábado, 20, o bloco com o maior número de candidaturas era o de nível intermediário (bloco 8), contabilizando 93.453 inscrições.
As inscrições para o Concurso Unificado ficam abertas até o dia 9 de fevereiro. Para participar, os concorrentes devem ter uma conta GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata e bronze).
Primeiro, será preciso acessar o site do governo, autenticar a sua conta e depois finalizar o cadastro pelo site da Fundação Cesgranrio, a banca.
Depois, o candidato deve quitar a taxa de inscrição ou pedir isenção. O valor é de R$60 (médio) e R$90 (superior). O pagamento ocorre por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).
Mas atenção, só será permitida a inscrição para apenas um bloco temático.
É importante destacar que o período de solicitação da isenção do valor da taxa está aberto até o dia 26/01/2024. Poderão solicitar a isenção do valor da taxa de inscrição os candidatos que estejam enquadrados em uma das seguintes situações:
inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico);
doadores de medula óssea;
seja ou tenha sido bolsista do ProUni; e
seja ou tenha sido financiado pelo Fies.
A solicitação pode ser feita pela página do Concurso Público Nacional Unificado, mediante envio da documentação comprobatória.
Sobre as vagas do Concurso Unificado
A banca Organizadora é a Fundação Cesgranrio, o Concurso Unificado oferece mais de 6 mil oportunidades em diversos órgãos federais. As vagas foram distribuídas em oito blocos temáticos.
Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias - 727 vagas;
Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação - 597 vagas;
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas - 530 vagas;
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor - 971 vagas;
Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - 1.016 vagas;
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação - 359 vagas;
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública - 1.748 vagas; e
Bloco 8 - Nível Intermediário - 692 vagas.